fbpx

FatosOnline.com

Notícias que impactam seu dia a dia

Bolsonaro discurso durante evento agrícola no interior de São Paulo - João Vitor Revedilho/iG

Agrishow se transformou em um evento de palanque político da extrema direita

Tanto o Governo Federal quanto o Banco do Brasil fizeram bem em cancelar o apoio ao evento que está acontecendo no interior paulista, depois do desconvite feito ao ministro da Agricultura, Carlos Fávero. Nesta segunda (01) o ex-presidente discursou sobre política no evento de agronegócio; mostrando que a Agrishow se transformou em um evento de palco da extrema direita

O previsível aconteceu. A Agrishow se transformou em um evento de extrema direita. Os indícios antes do evento, que está sendo realizado no interior de São Paulo, já mostravam isso. Na semana passada, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi desconvidado para a abertura do evento. Em represália o Governo Federal e o Banco do Brasil retiraram o apoio ao evento.

A organização oficial daquela que é considerada a maior feira do agronegócio brasileiro, diante da repercussão negativa de uso do evento na política, divulgou que iria cancelar a abertura oficial com palco e discursos. Diferentemente do ministra da Agricultura que foi desconvidado para o evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez questão de convidar o ex-presidente Bolsonaro.

Assim, a ideia de dar palco ao ex-presidente Bolsonaro foi levada adiante. Ele se posicionou no palco ao lado do governador de SP, que discursou atacando o presidente Lula e minimizou a crise dos Yanomamis, pautas ligadas àquela gente que frequenta esse tipo de ambiente. Tarcísio o exaltou como “presidente Bolsonaro” e discursou, falando coisas que agradavam ao público que gritava “mito, mito”.

Na semana passada Lula se irritou com Tarcísio ao saber do desconvite, ao ser informado por Fávaro, pois foi Tarcísio quem convidou Bolsonaro. Assessores de Tarcísio confirmam que Lula ligou para o governador.

No Planalto, que foi informado sobre a decisão da Agrishow, a avaliação é que a organização transformou o evento empresarial em um palanque político.

Os dois principais patrocinadores da Agrishow, que é realizada em Ribeirão Preto, eram o governo e o Banco do Brasil, no entanto, o Executivo federal resolveu por cancelar o apoio na sexta-feira (28), depois dos organizadores desconvidarem o ministro da Agricultura.

O ministro da Agricultura pretendia utilizar o evento para realizar o lançamento oficial de uma linha de financiamento em dólar para o agronegócio, que será operada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), e para anunciar mais recursos para o Plano Safra de 2023.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: