O deputado Marquito (Psol) doou ao Centro de Memória da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) a segunda edição do livro “Farrapo de Ideias”, escrito por Antonieta de Barros, que assinava com o pseudônimo Maria da Ilha. O exemplar, considerado raro, foi encontrado em um sebo de Florianópolis, e será restaurado pelo Centro de Memória. A ideia é que o restauro seja concluído ainda para a comemoração do aniversário da primeira deputada negra do Brasil, em 11 de julho. A entrega do livro foi realizada nesta sexta-feira (2), no Centro de Memória da Alesc.
Essa segunda edição foi lançada em 1971, já após a morte de Antonieta, com apresentação escrita por sua irmã, Leonor de Barros. Ela menciona que conservou o caráter beneficente da publicação, destinando os recursos da venda à Campanha Nacional das Escolas da Comunidade. A primeira edição saiu em 1937, em benefício do Preventório, lar dos filhos dos internos da Colônia Santa Teresa.
Leonor ainda diz: “Com este meu gesto, quero prestar a homenagem da minha saudade àquela que me foi a irmã, a amiga e a companheira de todas as horas, e que, neste ano, de 1971, completaria seu septuagésimo aniversário”.
Outros Conteúdos
Programa de Enfrentamento a Organizações Criminosas terá R$ 900 milhões até 2026
O que você precisa saber para fazer o Enem 2023
Governo zera dívida do Minha Casa, Minha Vida para quem recebe Bolsa Família ou BPC