A Deputada Federal Ana Paula Lima (PT/SC) realizou nesta quarta-feira (19) uma audiência pública na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados para discutir o aumento dos casos de violência em escolas e creches no Brasil.
Com a participação de especialistas da área de educação, representantes governamentais e segurança pública, a audiência teve como objetivo debater soluções para combater a violência nas instituições de ensino e garantir um ambiente seguro para crianças e adolescentes.
Entre os presentes no encontro, Ariel de Castro – Secretário Nacional de Proteção da Criança e Adolescente e Presidente do Conselho Nacional da Criança e Adolescente, Yann Evanovik – representando o Grupo de Trabalho Interministerial criado pelo Governo Federal para elaboração de um Plano Nacional contra a Violência em Escolas e Creches, Cybele Amado de Oliveira – Diretora de Formação Docente e Valorização Profissional do MEC, Romano Costa – representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Izabel Seixas – Diretora do Sistema Único de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Bruno Renato – Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Josevanda Franco – Presidente da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Sergipe, Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Catarina de Almeida – Professora Associada da Faculdade de Educação da UNB e Letícia Oliveira – Especialista em Monitoramento Online de Agrupamentos de Extrema Direita.
Durante a audiência, a Deputada Ana Paula Lima destacou a importância de aprovar uma legislação para responsabilizar as redes sociais que permitam discursos extremistas. “o que vamos esperar se nos últimos anos tivemos personalidades políticas que incitavam o ódio e a violência, faziam arminha e se, até hoje, tem parlamentar desta casa que tira fotos com metralhadoras empunhadas, disseminando o ódio e a violência”, disse a deputada.
Entre os temas discutidos na audiência, destacaram-se a necessidade de criar uma legislação que fiscalize e responsabilize as plataformas das redes sociais que permitam a articulação dos grupos criminosos que incitam o ódio e a violência e a necessidade de criar políticas públicas que garantam a proteção e o cuidado à saúde mental da população brasileira, em especial os mais jovens.
Ao final da audiência, a Deputada Ana Paula Lima ressaltou a importância de se continuar debatendo o tema e buscar soluções efetivas para combater a violência nas instituições de ensino. “Este é um tema muito complexo, não diz respeito apenas a segurança, envolve a saúde mental, o trabalho nas redes e o trabalho da reconstrução do nosso país, na cultura da paz, na cultura do amor, inclusive entramos com um projeto nesta casa legislativa neste sentido”. encerrou a deputada.
Outros Conteúdos
Afundado em dívidas, dono do Madero se arrepende de ter apoiado Bolsonaro
Tribunal de Justiça de SC empossa três novos juízes de direito de 2º grau
Semana repleta de boas notícias prova que reconstrução do País não para