fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Argentinos vão às urnas neste domingo (19) para eleger novo presidente

Campanhas fazem os últimos preparativos em dia tranquilo na capital do país

As campanhas dos presidenciáveis nas eleições da Argentina chegam à reta final com os nervos à flor da pele e cientes de que a disputa se resolverá por poucos pontos percentuais no domingo, 19. Não à toa, os representantes de Javier Milei e Sergio Massa tiveram, inclusive, de ser convocados emergencialmente pela Câmara Nacional Eleitoral (CNE), instância máxima das eleições da Argentina, para preservar a “convivência democrática”.

Os candidatos tiveram quase um mês para convencer os 9,5 milhões de eleitores que não votaram nem em Milei nem em Massa no primeiro turno.

No QG de Sergio Massa, o clima é de “otimismo cauteloso”, segundo apurou EXAME. Como as pesquisas não podem mais ser publicizadas desde a última sexta-feira, 10, as campanhas conduzem suas próprias encuestas, como chamam os argentinos.

Essas pesquisas próprias mostram um cenário semelhante ao geral: Milei lideraria na média, com margens próximas a dois pontos percentuais, e Massa ganharia em algumas delas — embora menos vezes do que Milei. Um cenário, portanto, apertado, como também apontam relatos da imprensa local.

No QG do peronista, a noção é de que o trabalho foi feito e, agora, resta esperar após as vedações eleitorais que a lei impõe no país (os candidatos não podem fazer atos ou comícios até o final das votações, aos moldes do que ocorre no Brasil).

No primeiro turno, disputado em 22 de outubro, a ideia nos bastidores foi reagrupar e fazer um “chamamento” ao peronismo, que andava disperso.

A estratégia pode ser considerada bem-sucedida, avaliam fontes da campanha, uma vez que a votação de Massa, com 36%, no primeiro turno superou as expectativas — que talvez estivessem mal colocadas por causa dos resultados das primárias, as PASO, esses, sim, com bastante divergência entre os institutos de pesquisa.

Com texto da Exame.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: