A assinatura do termo de adesão ao Programa Trabalho Seguro, entre Assembleia Legislativa e Tribunal Regional do Trabalho (TRT), marcou a audiência pública, promovida pela Comissão de Saúde da Alesc, na manhã de quarta-feira (26). O termo tem por objetivo conjugar esforços entre os partícipes com vistas à implementação de programas e ações regionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.
Presidida pelo deputado Neodi Saretta, a audiência pública, que já faz parte da pauta anual da Comissão de Saúde, lembra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, segundo o parlamentar, honra a memória dos trabalhadores que perderam a vida ou sofreram sequelas em decorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
“Essa audiência pública é muito importante para reforçarmos a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho, bem como para prensar na necessidade de mais políticas públicas voltadas à garantia da saúde e segurança dos trabalhadores.”
Segundo Saretta, a cada ano, milhares de trabalhadores em todo o mundo sofrem acidentes no ambiente de trabalho e esses acidentes muitas vezes têm efeitos devastadores para as vítimas, suas famílias e para a comunidade em geral. “As doenças relacionadas ao trabalho também são uma grande preocupação, pois muitas vezes são silenciosas e podem causar danos irreparáveis.”
Saretta apresentou alguns dados, como o número de notificações de acidentes do trabalho. “No ano passado, foram 46.800 notificações de acidentes de trabalho com 162 óbitos, e sabemos, inclusive, que há um número grande de subnotificações; calcula-se em mais de 20%. Em relação a doenças relacionadas ao trabalho, foram 18.100 notificações, também no ano passado”. O parlamentar considera que são dados alarmantes e destacam a necessidade urgente de políticas públicas.
Líderes representando os movimentos sindicais de todo o estado e de outros lugares do país, parlamentares, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12), superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, em Santa Catarina e gerente da Saúde do trabalhador de Santa Catarina estiveram presentes na audiência.
Outros Conteúdos
Ministério da Saúde lança edital com 211 vagas para Santa Catarina
Em SC, mais de 176 mil litros de leite humano foram coletados nos últimos anos. Conheça a nova campanha
Saretta volta a cobrar a presença de cirurgião-dentista nas UTIs de hospitais públicos do Estado