fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Brasil sobe 14 posições e conquista melhor classificação em índice global de inclusão financeira

Volume de transações em tempo real foi motor da evolução do Brasil, que saiu da 35ª para a 21ª colocação em pesquisa da Principal Financial Group

O Brasil subiu 14 posições e conquistou sua melhor colocação no Índice de Inclusão Financeira Mundial, anunciou nesta terça-feira (3) a Principal Financial Group, empresa norte-americana de serviços financeiros. Segundo o estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Empresariais do Reino Unido, a pedido da Principal, o avanço da 35ª para a 21ª posição, foi conquistado especialmente pelo volume de transações em tempo real, com a expansão do Pix, categoria onde o país é líder.

Outros pontos que impulsionaram a melhora do Brasil no ranking foram a sensação de inclusão financeira da população, que subiu 17 pontos, sistema de proteção de depósitos e regulamentação de defesa do consumidor. A pontuação geral de inclusão financeira mundial também apresentou melhora, subindo 5,6 pontos, atingindo 47,3 em 100. Os dados de maior inclusão no Sudeste Asiático e na América Latina foram destaque na pesquisa.

“Os dados mostram que a inclusão financeira está melhorando em um nível mundial”, disse Kay Neufeld, diretor do Cebr. “A inclusão financeira está aumentando, apesar das economias estarem passando por um período de choques por parte da oferta, aumento da inflação e ajustes nas taxas de juro. É evidente que os mercados asiáticos e latino-americanos em rápido crescimento estão dando os maiores passos. Economias desenvolvidas fazem progressos mais lentos na inclusão financeira, e, como consequência, têm uma margem mais limitada para ganhos mais rápidos”, completou.

Singapura manteve a liderança do ranking, mas os Estados Unidos caíram da 2ª para a 4ª colocação, com Hong Kong e Suíça ocupando o segundo e terceiro lugares, respectivamente. O estudo da Principal leva em consideração as ações dos governos, instituições financeiras independentes, privadas e empregadores para oferecem ferramentas, serviços e informação para permitir maiores níveis de inclusão financeira.

O relatório, lançado pelo segundo ano consecutivo, indica uma avaliação da inclusão financeira em escala mundial, classificando 42 mercados em uma base relativa, além de uma pontuação absoluta atribuída aos níveis internacional e regional.

“Apesar da incerteza nas condições econômicas do ano passado, é encorajador ver que a inclusão financeira mundial continua melhorando”, disse Dan Houston, presidente do conselho, presidente e diretor executivo da Principal.

“Estamos otimistas quanto ao progresso contínuo que governos, sistemas financeiros e empregadores vêm fazendo ao redor do mundo para ajudar mais pessoas a obter acesso ao apoio de que precisam para se sentir com mais segurança financeira”, completou.

Sobre a Principal Claritas

A Principal Claritas é uma gestora de fundos de investimentos locais e internacionais, com mais de 20 anos de história e mais de R$ 8,5 bilhões sob gestão. Por acreditar na diversificação de investimentos, oferece um portfólio de oportunidades que inclui fundos macro, fundos de ações, investimentos alternativos, alocação de ativos e investimentos no exterior.

Em 2012, passou a fazer parte do Principal Financial Group®, empresa norte-americana listada na NASDAQ e integrante do FORTUNE 500, com mais de 140 anos de história e mais de US$ 700 bilhões sob gestão. A Principal® é membro do Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg e uma das 10 Melhores Empresas para Trabalhar em Gestão de recursos financeiros².

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: