fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito

Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência

Depois de um mês de agonia, um grupo de 32 brasileiros que aguardavam repatriação em Gaza conseguiu cruzar a fronteira com o Egito, pelo Portal de Rafah. Eles fizeram a passagem pelo portal no início da manhã deste domingo, de acordo com postagem do Itamaraty na rede social X (antigo twitter). Duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o corpo diplomático se envolveram diretamente nas negociações com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias. A próxima etapa da repatriação envolve o transporte do grupo em um ônibus fretado pelo governo federal até um aeroporto designado pelo Egito. A aeronave VC2, da Presidência da República, aguarda o grupo para iniciar o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da crise no Oriente Médio.

Ao chegar ao Brasil, o governo federal tem uma operação de acolhimento preparada, oferecendo serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, informou que alguns repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo.

Durante o período em Gaza, os brasileiros receberam apoio diário da diplomacia brasileira, garantindo recursos essenciais e estabelecendo condições seguras.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: