fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Cobalchini defende prioridade para diabéticos em exames com jejum

A medida, que inclui o dispositivo na lei que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes, tem o objetivo de evitar situações de risco para esse público

O Deputado Federal Valdir Cobalchini(MDB/SC) teve aprovado um projeto de sua relatoria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em reunião nesta terça-feira(24/10). O projeto de lei, de nº 1761/21, garante atendimento prioritário para diabéticos nos laboratórios da rede pública e privada quando o exame a ser feito necessitar de jejum.

A medida, que inclui o dispositivo na lei que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes, tem o objetivo de evitar situações de risco para esse público.

“São pacientes frequentemente submetidos a exames laboratoriais, para controle e acompanhamento da doença. Como alguns destes testes exigem jejum de 12 horas, as pessoas com diabetes ficam numa situação vulnerável, que podem gerar quadros graves de hipoglicemia, com risco de sequelas irreversíveis”, acrescenta Cobalchini.

O relator da proposta ressalta a importância de políticas públicas de acompanhamento da doença, tendo em vista o crescente número de casos. “No Brasil são 16,8 milhões de adultos convivendo com a diabetes, o que o torna o 5º país em incidência. É uma das doenças que mais matam no mundo, ficando atrás apenas das cardiovasculares, câncer e das doenças respiratórias crônicas”.

O texto foi aprovado em caráter conclusivo pela Comissão, ou seja, já cumpriu todas as etapas na Câmara dos Deputados e agora segue para análise do Senado Federal.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: