fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Conab vai adquirir 301,6 toneladas de alimentos de agricultores familiares por meio do PAA

A aquisição de frutas, verduras e legumes ocorre no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS)

Começa nesta semana o processo realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra de 301,6 toneladas de alimentos que serão entregues a pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado de Santa Catarina. A aquisição de frutas, verduras e legumes ocorre no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),  na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS).

O programa auxilia na comercialização de produtos da agricultura familiar, e posteriormente destina os itens à doação no próprio estado. O PAA conta com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS),

Ao todo, 120 agricultores familiares dos municípios de Lebon Régis, Garuva e Caçador participam desta operação como fornecedores, e também ficarão responsáveis pela distribuição dos produtos. O aporte para esta operação é de cerca de R$ 1,8 milhão. Já a doação dos alimentos beneficiará mais de 22 mil pessoas que vivem também nos três municípios catarinenses onde os alimentos são produzidos.

As propostas liberadas são todas de cooperativas de assentados da Reforma Agrária, estabelecidas em Santa Catarina. Uma delas, localizada no município de Lebon Régis, é operacionalizada por jovens agricultores familiares. A ação é executada pela primeira vez em Santa Catarina, e a proposta deve beneficiar os 13 jovens agricultores familiares envolvidos com o valor de R$ 194.998,02, para a entrega de 30 toneladas de alimentos ao Fundo Municipal do mesmo município, que por sua vez destinará à doação para 6.385 pessoas, pelo período de um ano.

Outra proposta liberada neste ano é a da Cooperativa do Município de Garuva, que atenderá a Fundação Comunitária Padre Luiz Fachini – Pró solidariedade e Vida, fundada em 1994. A Fundação tem o compromisso de lutar contra a fome e buscar novas alternativas para mitigar a fome de crianças e pessoas do município de Joinville.

O objetivo principal do PAA é incentivar a agricultura familiar e promover a inclusão econômica e social dos agricultores familiares. O programa também visa permitir o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias pelas pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. 

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: