Será lançada nesta quarta-feira (17/5), em Goiânia (GO), a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República com objetivo de difundir uma cultura de paz, tolerância e direitos e prevenir a violência em ambientes educacionais. O projeto é organizado pela Secretaria Nacional da Juventude no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo Ministério da Educação.
O lançamento será na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, em Goiânia, às 15h, e contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e do secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos. O Ministério da Educação será representado pela Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo.
Nesta primeira fase, a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas visitará 10 cidades brasileiras, promovendo um dia de ocupação em cada unidade. Serão desenvolvidas atividades culturais, esportivas e científicas, e oferecidas oficinas com especialistas em diversos temas, além de palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens.
O Grupo de Trabalho Interministerial tem o objetivo de propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. Além do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional da Juventude da SGPR, integram o GTI os ministérios da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Comunicações, da Saúde, da Cultura e o do Esporte.
Uma das atividades previstas em todas as paradas da caravana é uma oficina de taekwondo ministrada pelo ex-atleta olímpico e medalhista Diogo Silva, que atualmente atua como assessor especial no Ministério dos Esportes.
“A ideia é ocupar as escolas com uma cultura de paz e acolhimento, especialmente em ambientes periféricos”, explica Ronald Luiz dos Santos, informando que a realização da caravana foi uma proposta do ministro Márcio Macêdo. “Com a oficina de taekwondo, por exemplo, a proposta é mostrar que toda a energia empenhada em uma luta pode ser utilizada para desenvolver a disciplina nos jovens, ao invés da violência.”
MAPEAMENTO – As próximas cidades por onde a caravana passará, em datas a serem definidas, são Blumenau (SC), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Sobral (CE) e São Paulo (SP).
Antes de cada visita, o Ministério da Justiça e Segurança Pública faz um mapeamento sobre possíveis ataques e ameaças recebidas por meio de seu canal de denúncias, para avaliar o risco e a viabilidade de realização das atividades naquele território. O processo de avaliação da segurança das ações conta também com a participação das gestões municipais e estaduais. Em Goiânia, o projeto está sendo realizado com a parceria do Governo do Estado de Goiás e da Prefeitura da capital.
SERVIÇO
Lançamento da Caravana Juventude pela Paz nas Escolas
Dia: Quarta-feira, 17/5
Hora: 15h
Local: Escola Municipal Dom Tomás Balduíno – Rua da Liberdade, 171-229, Bairro Jardins do Cerrado, Goiânia – GO
Outros Conteúdos
Padre Pedro comemora 38 anos de sacerdócio
Conab vai adquirir 301,6 toneladas de alimentos de agricultores familiares por meio do PAA
Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD