fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Hospital Universitário da UFSC completa 43 anos 

HU-UFSC é referência no Ensino, na Pesquisa e na assistência à saúde, ajudando a formar profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), completa 43 anos na próxima terça-feira, dia 2 de maio, com uma solenidade que dá início a uma série de atividades, ao longo dos dias seguintes, incluindo exibição de filmes no “Cine HU”, apresentação da Banda da Marinha, oficina de cosméticos à base de plantas, celebração religiosa, ginástica laboral e um abraço simbólico ao HU. 

A abertura oficial será no dia 2, às 9 horas, no auditório do HU, com a participação dos gestores do hospital, representantes da UFSC, membros da Associação Amigos do HU e outros convidados.  

A programação inclui homenagens a personalidades que ajudaram a construir a história do hospital, e contará ainda com uma palestra da médica Armanda Rufino, que parte do questionamento “Que marca você vai deixar no mundo?“. Armanda Rufino é médica psiquiatra e mestre em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP), é facilitadora sistêmica pelo Instituto de Desenvolvimento Sistêmico para a Vida (IDESV), fundadora e coordenadora do Centro de Psiquiatria Armanda Rufino (CPAR), e foi médica e professora da Residência em Psiquiatria do HU-UFSC por 18 anos. 

Além da solenidade e da palestra, convidados e colaboradores do hospital poderão confraternizar-se no Refeitório, onde será servido o já tradicional Bolo de Aniversário.  

HISTÓRIA 

As comemorações marcam uma história iniciada na década de 60, quando a instituição foi idealizada para atendimento nas demandas de ensino, pesquisa e extensão da UFSC. O projeto foi consolidado em 1980, com a fundação do hospital que hoje é considerado uma referência para a região da Grande Florianópolis e no Estado de Santa Catarina, sendo o único hospital federal do Estado. 

O HU-UFSC foi inaugurado oficialmente em 2 de maio de 1980, tendo como patrono o professor Polydoro Ernani de São Thiago, que dá nome à instituição. 

O registro da primeira paciente internada no HU é de 1980. Na fase inicial, foram instalados os leitos de clínica médica e de clínica pediátrica com seus respectivos ambulatórios. Em seguida, foram ativados o Centro Cirúrgico, a Clínica Cirúrgica I e a UTI Adulto.  

Em 1995, foi inaugurada a Maternidade, com as unidades de Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A Maternidade do HU tornou-se um centro de excelência em assistência obstétrica.  

Atuando nos três níveis de assistência, o básico, o secundário e o terciário, o HU é também referência estadual em patologias complexas, clínicas e cirúrgicas, com grande demanda na área de câncer e cirurgia de grande porte, nas diversas especialidades. 

Em 2007 foi implantado o sistema de acolhimento e classificação de risco na Emergência, com inserção do HU no Sistema de Atenção Móvel de Urgência (SAMU). 

Em 2016, o HU passou a integrar a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), hoje composta por 41 hospitais universitários, distribuídos por todas as regiões do País. 

NÚMEROS  

Os ambulatórios do HU atendem, em média, mais de oito mil consultas especializadas/mês (médicas e demais profissionais de nível superior), sendo que os agendamentos de consultas e exames são majoritariamente realizados via Sistema de Regulação, sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

O hospital realiza atendimentos de emergência, numa média também superior a oito mil atendimentos/mês, variando com a sazonalidade e a situação das demais portas da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Possui, ainda, credenciamento como hospital-dia. 

Também é referência estadual no atendimento de intoxicações e envenenamentos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina – CIATox/SC, sendo uma parceria entre a SES/SC e a UFSC. Realiza em média 4.500 atendimentos/mês. 

O HU-UFSC conta atualmente com 208 leitos ativos disponibilizados para tratamento clínico e cirúrgico aos usuários do SUS. Realiza mensalmente uma média em torno de 720 internações, 456 cirurgias e 120 partos.  

Em todo o ano de 2022, foram 2.099 partos, 4.592 cirurgias em Centro Cirúrgico, 11.256 internações, 100.000 consultas ambulatoriais, 58.530 atendimentos de emergência, e 3.574 procedimentos em cirurgia ambulatorial. 

Para atender as demandas de atenção à saúde, campo de prática em ensino e pesquisa e atividades meio, o HU-UFSC conta atualmente com 2.049 trabalhadores, sendo 866 servidores do Regime Jurídico Único, 833 empregados da EBSERH, além de 350 empregados terceirizados para execução de serviços de apoio. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Terça – 02/05  

09h – Solenidade no Auditório do HU-UFSC 

10h – Bolo de aniversário, servido no Refeitório  

10h30 – Palestra “QUE MARCA VOCÊ VAI DEIXAR NO MUNDO?”, com a médica Armanda Rufino, no Auditório 

15h – Apresentação da Banda da Marinha – de frente à entrada dos Ambulatórios 

16h – Bolo de aniversário, servido no Refeitório para o turno da tarde 

20h – Bolo de aniversário, servido no Refeitório para o turno da noite 

Quarta – 03/05 

15h – Celebração Religiosa na Capela Ecumênica do HU-UFSC 

20h – Bolo de aniversário, servido no Refeitório para o turno da noite 

Quinta – 04/05 

14h30 – Cine HU no Auditório 

20h – Bolo de aniversário, servido no Refeitório para o turno da noite 

Segunda – 08/05  

14h30 – Cine HU no Auditório  

Terça – 09/05 

15h – Abraço simbólico ao HU-UFSC – iniciando de frente aos Ambulatórios 

Sexta – 12/05  

Ginástica laboral – em quatro horários: 

9h – 1º andar, 11h – 2º andar, 14h30 – 3º andar e 17h – 4º andar 

Sábado – 13/05   

9h às 12h – Oficina de Fitocosméticos GTH HU-UFSC – inscrições até 05/05 

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: