O sucesso das viagens internacionais do presidente Lula está deixando a oposição à beira de um ataque de pânico. Em três viagens em apenas 4 meses o presidente já conquistou mais de 60 bilhões de reais para o País. Sem ter o que falar, já que o casal presidencial não usa as viagens para ganhar presentes como joias milionárias, a oposição está criticando até a primeira-dama Janja que comprou uma gravata para o presidente e pagou do próprio bolso.
Atualmente Lula e Janja estão em viagem oficial internacional em Portugal, a primeira da Europa do presidente. Quando chegaram ao país, no primeiro dia, a primeira-dama se dirigiu a uma loja ao lado do hotel onde estão hospedados para comprar uma gravata para o presidente Lula, com agenda com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa no outro dia. A compra foi necessária por conta de um imprevisto. De fato, o presidente usou a gravata nova, conforme mostram registros da própria imprensa.
Mas, para impor uma narrativa de que Janja estaria ostentando com o dinheiro do povo, a oposição criticou o vídeo da primeira-dama entrando na loja Ermenegildo Zegna, uma loja de muito luxo de Portugal. “E ainda tem quem diga que Lula é o pai dos pobres”, escreveu o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). A bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) postou: “Bora pagar mais impostos para manter as mordomias da primeira-dama”.
Para quem não sabe Janja é aposentada da Itaipu e recebe muito bem. Ela pagou a gravata do próprio bolso. Nem foi usado o cartão corporativo. Quem não se lembra do presidente anterior que usava o cartão corporativo para bancar motociatas para se autopromover.
O Portal UOL apurou que gravatas similares a que a primeira-dama comprou custam 195 euros ou cerca de R$ 1,1 mil, isso no site da loja. Como ela comprou na loja física, esse valor pode ter sido um pouco maior. Mas, nada que se compare a um colar de 15 milhões de reais que ex-presidente tentou entrar no país sem passar pela Receita Federal para seu acervo pessoal, conforme investigações estão comprovando.
Viagem estão viabilizando recurso
Talvez o que esteja incomodando a oposição é o fato de que as viagens oficiais do presidente Lula estão sendo muito benéficas para o Brasil. Em três viagens já foram viabilizados mais de 60 bilhões de reais em investimentos. Na China o presidente assinou acordos comerciais que chegam a cifra de 50 bilhões de reais; no Emirados Árabes os acordos chegam à 12 bilhões e mais 2,5 bilhões acenados pelos EUA para o Fundo Amazônia.
Outros Conteúdos
Senado adia votação da proposta de minirreforma eleitoral
Relator vota favorável a projeto de lei que revoga desconto de aposentados de SC, mas deputado pede vista
Deputados bolsonaristas de SC votam contra Desenrola, que facilita renegociação de dívidas dos brasileiros