O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva já estão na China. O avião pousou no aeroporto de Xangai às 22h30min (no horário local) desta quarta-feira (12) sendo 11h30min no horário de Brasília.
A primeira agenda oficial está agendada para essa quinta-feira (13). Será a posse da ex-presidenta Dilma Rousseff, como presidenta do Banco do Brics, que é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A solenidade de posse de Dilma acontece após reunião do presidente Lula com o atual presidente do Brics, no horário local às 11 horas. Após a posse da nova presidenta do Brics, Lula participa de um almoço na sede do Banco, em Xangai.
A agenda continua às 14h20min com visita da comitiva ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, também em Xangai e às 16 horas audiência com o CEO da BYD, Wang Chuanfu. Às 17h30min está prevista audiência com o Presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou e às 18h30min audiência com o Secretário-Geral do Partido Comunista em Xangai, Chen Jining. A agenda oficial nesta quinta-feira ainda terá às 19 horas jantar oferecido pelo Secretário-Geral do Partido Comunista em Xangai, Chen Jining e em seguida voo para Pequim, às 21 horas.

Em Pequim, na sexta-feira (14), o presidente do Brasil terá um encontro com o presidente da China, Xi Jinping. O petista também terá encontros com lideranças políticas e empresários. Na volta fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos.

Outros Conteúdos
Lula fala sobre comércio e combate às mudanças climáticas em reunião com Justin Trudeau
Lula fala sobre possíveis saídas para a paz com o secretário-geral da ONU
No Japão, Lula participa de reunião do G7 e tem intensa agenda de reuniões bilaterais