O Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio da Costa Junior, e seu substituto, Edson Carlos, visitaram nesta quarta-feira o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago. Eles foram recepcionados pelo Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Irineu Manoel de Souza, e pelo Superintendente do HU, Spyros Cardoso Dimatos.
Uma equipe de técnicos do HU-UFSC/Ebserh também participou do encontro, para apresentar detalhes do hospital, especialmente sobre receitas e despesas e as possibilidades de investimentos. Um ponto importante do encontro foi a demonstração sobre o custeio do hospital, que depende majoritariamente de repasses do Governo do Estado para se manter.
O Reitor Irineu destacou a importância do HU para a comunidade. “Nós vemos no dia-a-dia muitas pessoas procurarem o hospital para as mais diversas necessidades, sempre recebendo atendimento, o que indica o quanto o HU é essencial em nossas vidas”, disse ele.
O Superintendente Spyros Dimatos lembrou que o HU realiza mensamente 450 cirurgias, cerca de 5 mil atendimentos de urgência/emergência e 150 partos. Mencionou as diversas especialidades, as vagas de Unidade de Terapia Intensiva e demais serviços ofertados.
Ao reconhecer as dificuldades financeiras que se apresentam não apenas no HU-UFSC, mas em hospitais de todo o país, Sylvio disse que já existem inúmeras parcerias entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina. Deste modo, anunciou que estudará repasses financeiros ao HU. “Estamos cientes dos desafios, que não são pequenos, mas vamos trabalhar para executar a política do governo federal para a saúde, e investir no HU é uma das prioridades”, disse ele.
Outros Conteúdos
Governo Federal lança aplicativo para incentivar doação de sangue
Domingo é o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti
Presidente sanciona lei que institui política de conscientização sobre doação de órgãos e transplantes