fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

Ministério das Comunicações irá entregar 400 mil chips com internet para agentes comunitários de saúde

Ministros Juscelino Filho e Nísia Trindade se reuniram na quinta-feira (5) para tratar da conectividade de todos os agentes de saúde do Brasil

O Ministério das Comunicações (MCom) irá entregar chips de celular com internet para todos os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias do Brasil. Serão disponibilizados cerca de 400 mil chips que irão levar conexão na palma da mão dos agentes, facilitando o atendimento às famílias e melhorando a gestão local da atenção básica à saúde.

“Os agentes comunitários são profissionais de extrema importância para o sistema de saúde público brasileiro por acompanharem a saúde das famílias, principalmente as mais vulneráveis. Por isso, estamos priorizando esses profissionais e até o fim deste ano vamos beneficiar 50 mil agentes com os chips. Com um celular e internet de qualidade, esses profissionais poderão, inclusive, fazer uma videochamada com um especialista, agilizando o diagnóstico do paciente”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A distribuição de chips com 20 gigabytes (Gb) mensais para acessar a internet por banda larga móvel faz parte do Programa Internet Brasil, iniciativa do MCom, que visa democratizar o acesso à internet. Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), será iniciado um projeto piloto com cerca de 100 agentes comunitários de saúde de diferentes regiões do país para traçar as melhores estratégias de aproveitamento dessa conectividade.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma pesquisa da Pasta mostrou que 89% dos agentes comunitários utilizam o smartphone para realizar os atendimentos. “Podemos iniciar o projeto priorizando os agentes da Região Norte do país, pois eles estão enfrentando uma forte seca até o início do próximo ano e a conectividade será importante para que eles possam prestar um serviço de qualidade”, disse a ministra.

A previsão é entregar 50 mil chips até o final de 2023. Os outros 350 mil chips serão disponibilizados aos agentes comunitários ainda no início de 2024. A operacionalização do Internet Brasil é apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

INCLUSÃO DIGITAL

O Programa Internet Brasil é mais uma iniciativa de inclusão digital do MCom, criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos estudantes e às suas famílias. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com a expansão do Programa, os agentes comunitários de saúde também serão beneficiados.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: