O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) iniciou uma série de sete encontros em seis estados, com o objetivo de eleger e/ou validar os representantes indígenas para participar ativamente na definição e acompanhamento das políticas indigenistas. De 19 a 22 de novembro, a Caravana “Participa, Parente!” estará em Florianópolis, Santa Catarina, na assembleia da ArpinSul.
Nesse evento, os indígenas terão a oportunidade de expressar seus posicionamentos em relação às políticas indigenistas e de eleger os representantes que vão compor o Conselho Nacional de Política Indigenista. Enriquecendo o debate com sua contribuição e perspectiva em relação às políticas destinadas aos povos indígenas, a presença da ministra Sonia Guajajara está confirmada no dia 20 de novembro.
O CNPI desempenha um papel fundamental, propondo objetivos e princípios para políticas públicas destinadas aos povos indígenas, acompanhando a execução do Orçamento Geral da União, apoiando eventos organizados pelos povos indígenas e monitorando ameaças ou violações de direitos. A Caravana “Participa, Parente!” já esteve em Mato Grosso do Sul, na Grande Assembleia do Povo Terena, que elegeu seus representantes, e chega agora à região sul. Além disso, outras organizações indígenas em diferentes regiões realizarão encontros nas próximas semanas, contribuindo para a eleição total de 30 representantes dos povos e organizações indígenas no CNPI.
A participação da imprensa é bem-vinda para cobertura deste importante momento de escolha e representação dos povos indígenas na formulação de políticas públicas.
SERVIÇO:
Organização: Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ArpinSul
Datas: 19 a 22 de novembro de 2023
Local: Florianópolis/SC
Outros Conteúdos
Mapa fiscaliza indústrias de bebidas em Santa Catarina
“Ganhamos dignidade”, diz diarista com contrato quitado do Minha Casa Minha Vida
Consciência Negra: Quilombolas de Balneário Camboriú têm território reconhecido