fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Ministro Fávaro busca modernização de registros para facilitar acesso ao crédito

Câmara temática do Mapa amplia discussão para que produtores possam acessar recursos estrangeiros para investimento na agropecuária brasileira

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (22) o presidente da Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio, Thiago Rocha, para tratar do acesso dos produtores rurais a recursos em moeda estrangeira e aos investidores do setor.

Criada em abril deste ano, a Câmara Temática tem como objetivo promover discussões sobre crédito privado para diversificar as fontes de financiamento, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor.

“Viemos ampliar a discussão acerca do crédito rural para o mercado privado. Também falamos sobre o acesso a dados qualificados do Banco Central, o que pode melhorar a análise de risco de crédito do produtor e a questão da modernização do seguro, com modelos que minimizem o risco da atividade”, informou Thiago Rocha.

O mercado de pagamento por serviços ambientais e o crowdfunding CPR (financiamento coletivo), forma de captação de recursos para o produtor rural que permite o acesso ao investidor de forma mais direta, tirando ao máximo a intermediação para reduzir custos, também foram assuntos encaminhados ao ministro.

Fávaro destacou que a Câmara Temática é um instrumento importante que permite a elaboração e a modernização das políticas públicas voltadas para o agronegócio e que vai marcar reuniões para direcionar ações concretas como resultado da atuação da Câmara dentro do ministério.

“Vamos conversar com o Conselho Nacional de Justiça para vermos a questão dos registros cartoriais, que precisam ser modernizados para melhorar o acesso ao crédito”, comentou o ministro.

Participaram da reunião os responsáveis pela gestão de riscos da Câmara Temática, Vitor Osaki, e pelas operações escrituradas e mercados de capitais, Renato Buranello.

Opções de Financiamento

A Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio foi criada em abril deste ano para permitir a discussão de novas formas de financiamento para a agropecuária, tais como o crédito privado. A modernização do crédito e dos instrumentos de gestão de risco são temas de estudo do grupo instalado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que tem a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil.

Composto por representantes de 46 órgãos e entidades, o novo fórum é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579, que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: