fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Foto: Unale

No Ministério da Saúde, Marquito defende permanência da UPA Sul

O deputado Marquito (PSOL) foi ao Ministério da Saúde na última sexta-feira (11) defender a permanência da UPA Sul no local atual, ao lado do Terminal de Integração do Rio Tavares

Como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fazem parte de um programa do Governo Federal, o deputado Marquito (PSOL) foi ao Ministério da Saúde na última sexta-feira (11) defender a permanência da UPA Sul no local atual, ao lado do Terminal de Integração do Rio Tavares.

Recentemente, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a retirada da UPA Sul do prédio onde hoje está localizada. Em resposta contrária à proposta, a comunidade formou o movimento UPA Sul Fica, que o deputado está apoiando.

A UPA Sul tem uma localização estratégica, bem ao lado do terminal de ônibus, que facilita o acesso da população que mais precisa do Sistema Público de Saúde. A estrutura precisa de melhorias, mas a reforma já foi licitada e nunca realizada.

O Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis emitiu uma resolução, publicada no Diário Oficial do Município, em que recomenda que a Prefeitura mantenha a UPA Sul no Rio Tavares, “com viabilização imediata de sua reforma e ampliação, conforme consta nas metas 2.2.2 e 2.2.3 da Programação Anual de Saúde de 2023, aprovada pelo CMS em 28/04/2022 e revisada em 26/05/ 2023”.

Após a reunião com técnicos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, responsável pelas UPAs, o deputado protocolou um pedido de informações sobre a eventual solicitação ou comunicação de transferência da UPA Sul. “Seguiremos defendendo a demanda da comunidade e a recomendação do CMS”, afirmou.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: