É comum em debates políticos a militância de direita em Santa Catarina se orgulhar que o PT nunca governou o Estado ou que aqui o PT ou partidos de esquerda não governam e por isso não tem corrupção. Pois, bem a Operação Mensageiro está mostrando que não é bem assim. A prisão de 15 prefeitos – até o momento – mostra que tem fortes indícios de corrupção e não é envolvendo partidos de esquerda.
Dos 15 prefeitos presos até o momento (sendo que tem mais um com mandado de prisão e que está em viagem à Europa, mas será preso ao regressar ao Brasil) nenhum pertence a partido de esquerda. São todos de partidos de direita ou centro: cinco do MDB; quatro do PP; dois do PSD; dois do PL, um do Republicanos, um do Podemos e um do Patriotas. Nenhum do PT ou outro partido de esquerda. Lembrando que o PT já governou grandes cidades de SC como Concórdia, Blumenau e Joinville.
Portanto, a falácia de que corrupção só existe em partidos de esquerda é mentirosa. É claro que os prefeitos presos ainda vão poder se defender dentro do processo e tentar provar sua inocência. Ainda é muito cedo para cravar suas culpas. Porém, os indícios levantados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) são muito fortes, tanto que o Ministério Público acompanha as denuncias e nenhum dos prefeitos presos desde o início da investigação conseguiu deixar a prisão, com exceção do prefeito de Lages, Antônio Ceron, por questão de saúde.
A prisão de mais prefeitos em SC ocorreu quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou na manhã desta quinta-feira (27) a 4ª, da Operação Mensageiro, que apura suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina.
Ao todo 9 prefeitos foram presos nesta fase, nesta semana, mais um que está em viagem à Europa e será preso quando voltar. Os demais prefeitos foram presos nas operações anteriores, dentro da investigação que envergonha o Estado e está sendo chamada de Lava Jato Catarinense.
LISTA DE PREFEITOS PRESOS E RESPECTIVOS PARTIDOS
Deyvison Souza (MDB), de Pescaria Brava
Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva
Vicente Corrêa Costa (PL), de Capivari de Baixo
Antônio Ceron (PSD), de Lages (solto para prisão domiciliar)
Joares Ponticelli (PP), de Tubarão
Antônio Rodrigues (PP), de Balneário Barra do Sul
Marlon Neuber (PL), de Itapoá
Luiz Carlos Tamanini (MDB), de Corupá
Adriano Poffo (MDB), de Ibirama
Patrick Corrêa (Republicanos), de Imaruí
Armindo Tassi (MDB), de Massaranduba
Adilson Lisczkovski (Patriota), de Major Vieira
Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), de Três Barras
Felipe Voigt (MDB), prefeito de Schroeder
Alfredo Cezar Dreher (Podemos), prefeito de Bela Vista do Toldo
Luis Antonio Chiodini (PP), prefeito de Guaramirim (tem mandado de prisão também, mas está na Europa. Deve ser preso ao voltar)
Outros Conteúdos
Instituto Humaniza Santa Catarina protocola pedido de cassação da deputada Julia Zanatta
Instalada CPMI que vai investigar responsáveis pelos ataques aos três Poderes em 8 de janeiro
Presidente Lula nomeia dois ministros para o TSE