fbpx

FatosOnline.com

Fatos e fatos a cada instante.

Saiba quais são as principais causas de cegueira e como preveni-las 

Os números são impressionantes. O Brasil registra 150 mil novos casos por ano. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há mais de 1,2 milhão de cegos - desses, 26 mil são crianças

Abril é o mês de prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira. Chamada de Abril Marrom, a campanha tem como objetivo reforçar a mensagem de conscientização a respeito do problema para evitá-lo. 

Os números são impressionantes. O Brasil registra 150 mil novos casos por ano. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há mais de 1,2 milhão de cegos – desses, 26 mil são crianças. A médica Cláudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), diz que aproximadamente 60% dos casos são evitáveis e 20% são recuperáveis. 

Há muito o que se avançar, em vários aspectos, um deles é em relação à prevenção. “Precisamos reforçar as campanhas de conscientização, pois é um ponto que envolve informação sobre a cegueira e os caminhos para evitá-la. E além disso, precisamos melhorar a acessibilidade em todos os cantos da cidade e dar mais oportunidades para os deficientes visuais no mercado de trabalho, para que a inclusão social seja de fato uma realidade e não só uma proposta”, afirma Dra. Cláudia.

A cegueira é definida como uma deficiência na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica. 

PRINCIPAIS CAUSAS DA CEGUEIRA

A cegueira é causada, principalmente, pela catarata, glaucoma, degeneração macular e a retinopatia diabética. 

– A catarata é a causa mais comum da doença, mas felizmente há cirurgia;

– O glaucoma, por sua vez, é a principal causa da perda irreversível da visão, ocasionada por danos na comunicação entre o nervo óptico e o cérebro. De maneira gradual, começam a surgir “pontos cegos” que só serão percebidos depois de um dano elevado, quando grande parte do nervo é destruído, podendo evoluir para cegueira. No entanto, se detectado com antecedência, o problema pode ser controlado com colírios ou cirurgia. 

– A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI),  embora não tenha cura, tem tratamento. Se identificada e tratada em suas fases iniciais, pode evitar que o paciente evolua para a cegueira. – A retinopatia diabética também pode ser prevenida, sendo de grande importância o controle dos níveis da glicemia e o exame oftalmológico para avaliação da retina.

Sobre o Autor

Compartilhe este Fato: