A Deputada Federal Ana Paula Lima(PT/SC) anuncia que Santa Catarina receberá do Governo R$ 4,4 milhões para saúde bucal. Nesta segunda-feira (8), o projeto de lei nº 8131/2017, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde foi aprovado e o Estado Catarinense receberá R$ 4,4 milhões.
Santa Catarina terá 132 novas equipes de saúde bucal e 20 novos laboratórios de prótese dentária, além de ações em escolas e nas cidades catarinenses. A oferta de serviços odontológicos pelo SUS possibilitam a reabilitação fonética, mastigatória e a retomada da autoestima.
A partir de agora, a saúde bucal está garantida por lei e passa a ser um direito de todos os brasileiros. Mais uma vez a deputada Ana Paula, que já foi presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e hoje integra a Comissão de Saúde em Brasília, reforçou seu compromisso com saúde pública e mostra o quanto se preocupa com os brasileiros. Com a lei 8131/2017 mais pessoas terão acesso ao atendimento odontológico no SUS.
A Política Nacional de Saúde Bucal prevê o acesso universal e contínuo aos serviços de saúde bucal, que passam a integrar o SUS definitivamente. Assim, a oferta de serviços odontológicos não pode ser interrompida ou colocada em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais.
O Brasil Sorridente, programa criado em 2004 e mudou a vida de milhões de brasileiros. Agora volta com mais força, sendo prioridade do Governo Federal. Uma das suas principais diretrizes é combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, principalmente para a população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais.
A primeira medida adotada pelo Ministério da Saúde para o fortalecimento do Brasil Sorridente é a ampliação do atendimento com o credenciamento de 3.685 novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento.
Com as novas habilitações, mais de 10 milhões de brasileiros que não tinham acesso a esse cuidado passam a ser alcançados pelo programa, totalizando 111,6 milhões de pessoas cobertas. O Brasil passa a contar
Outros Conteúdos
Padre Pedro comemora 38 anos de sacerdócio
Conab vai adquirir 301,6 toneladas de alimentos de agricultores familiares por meio do PAA
Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD