A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebe, até 30 de junho, inscrições para o curso de especialização em Relações Internacionais direcionado a professores da educação básica. O curso, que será ofertado na modalidade a distância, é gratuito e terá duração de 18 meses, com início em agosto.
O curso está sendo ofertado no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) com o objetivo de oferecer formação continuada e especializada em tópicos contemporâneos das Relações Internacionais. Para o polo presencial da UAB em Florianópolis são oferecidas 25 vagas. Também há vagas para Foz do Iguaçu – onde está localizada a UNILA –, Londrina e Guaraniaçu (PR), Salvador (BA) e Cuiabá (MT). Podem participar da seleção, professores graduados em diferentes áreas do conhecimento, especialmente, em Ciências Sociais e Humanas.
O edital prevê reserva de vagas para candidatos negros, indígenas, quilombolas, trans e não binários, refugiados ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário e para pessoas com deficiência. Também há oferta de uma vaga adicional para candidatos indígenas, quilombolas, trans e refugiados.
O processo seletivo será composto de duas fases: análise documental, sendo desclassificado o candidato que deixar de apresentar qualquer um dos documentos exigidos; e análise da experiência profissional e acadêmica com base em pontuação definida em edital. Todas as informações e o link para inscrição estão disponíveis no edital UNILA/PRPPG 054/2023 e seus anexos.
A especialização
O curso de Especialização em Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica busca fornecer instrumentos e as perspectivas analíticas mais recentes para a compreensão dos principais eventos contemporâneos das Relações Internacionais, voltadas tanto para a qualificação da formação docente quanto para a aplicação do conteúdo em sala de aula.
As oito disciplinas programadas estão divididas em dois semestres, sendo o terceiro reservado para o trabalho de conclusão de curso (TCC). As disciplinas específicas tratarão de temas, problemas e agendas das diferentes áreas das relações internacionais: integração regional; política, inserção e economia política internacionais; desenvolvimento; direitos humanos; raça; e meio ambiente, entre outras.
As atividades serão realizadas em ambiente virtual de aprendizagem, por meio de ferramentas interativas, com mediação docente, de tutoria e de recursos didático tecnológicos, de forma síncrona e assíncrona. Também haverá encontros no polo presencial da UAB para avaliação, seminários, tutorias, entre outras atividades.
Para mais informações acesse o site da UNILA.
Outros Conteúdos
Programa de Enfrentamento a Organizações Criminosas terá R$ 900 milhões até 2026
O que você precisa saber para fazer o Enem 2023
Governo zera dívida do Minha Casa, Minha Vida para quem recebe Bolsa Família ou BPC